Posted by: noticiasarraial | June 19, 2010

Projeto “Óleo reciclado, Pescador beneficiado” já é realidade em Arraial

Por Olívia Vidal

Você sabia que segundo a Secretária de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro são despejados de 19 a 27 milhões de litros de óleo por ano nos nossos mares, lagoas e oceanos?

Olívia Vidal

Em Arraial do Cabo o projeto “Óleo reciclado, Pescador beneficiado” vem contribuindo para a diminuição desse índice. Destinado aos pescadores artesanais, vem englobando um tema atual que é a reciclagem”, necessária para o crescimento e o desenvolvimento do país. O projeto ajuda os pescadores com um combustível 70 % mais barato e limpo, preservando o meio ambiente, diminuindo o descarte inadequado do óleo, fazendo com que a comunidade local se torne ecologicamente mais correta (doando o óleo usado), que é um grande passo a caminho da sustentabilidade.

Olívia Vidal

Dora barbalho, técnica de Logística Ambiental e uma das criadoras do projeto, conta que o que levou a criação do projeto foi o projeto Promover, realizado pela ONG Gaia e financiado pela Shell, que faz diversas ações em toda a área a qual faz atividades petrolíferas. Foi no IFRJ que ouve o amadurecimento dessa ideia para escrever o projeto no Prêmio técnico Empreendedor, onde ficaram em terceiro lugar.

O projeto visa beneficiar 600 pescadores artesanais de Arraial do Cabo, a população doa o óleo de cozinha, e ele é transformado em biodiesel e vendido a preço de custo para o pescador.

Para ela o projeto é muito importante para cidade, pelo fator ambiental, pois ocorre muito descarte inadequado de óleo de cozinha queimado. Além disso, ele faz educação ambiental nas escolas para disseminar a conscientização, o futuro benefício para o pescador que paga um preço alto no óleo diesel, combustível fóssil que vem do petróleo e que acabava indo poluir o meio ambiente.

Fonte: Internet

O processo de reciclagem é através do método de transisterificação, que é uma mini usina. A meta de coleta é de 40 mil litros. Ainda tendo que passar pela fase do mapeamento do óleo. Já está sendo construído o galpão e a mini usina, que vai ser financiada pela Shell.

Em Arraial do Cabo existem vários postos de coleta, bem como estabelecimentos comercias, escolas que já são ponto Clean, ou seja, onde todo o município pode depositar o seu óleo. Em Cabo Frio e Búzios também há a coleta do óleo.

Para maiores informações, ligue para: 2622-3113.


Leave a comment

Categories