Posted by: noticiasarraial | June 15, 2010

Curso para pescadores

Curso do Projeto Ressurgência

Pescadores cabistas contam os perigos da vida no mar

Por Olívia Vidal

Nos dias 12 e 13 de junho, o projeto Ressurgência promoveu, no Colégio Francisco Porto de Aguiar, o Curso “SMS” para pescadores cabistas. Os principais temas foram: Segurança, Meio Ambiente e Saúde, para os pescadores da pesca artesanal; Direitos Previdenciários; Seguro Desemprego e Acordos de Pesca.  Todas as disciplinas foram ministradas em parceria com os técnicos cinetíficos do Ressurgência. Estiveram presentes 132 pescadores.

Fonte: Internet

Para Luis Fernando Vieira, oceanógrafo e assessor de Gestão Costeira do Projeto Ressurgência, o curso serviu para difundir conhecimentos que contribuem para a organização dos pescadores profissionais artesanais de botes de boca aberta, além de enfatizar a importância do uso de medidas preventivas que promovam a segurança, a preservação ambiental e elevação dos padrões de saúde.

Os pescadores que fizeram o curso receberam equipamentos de proteção individual e coletivo, composto por jardineira, boné, capa, óculos com proteção solar UVA/UVB, camisa de malha, kit primeiros socorros e bolsa para carrehar material.

Para alguns viagem sem volta

Crédito: Aline Oliveira

“Aproximadamente dez anos atrás, eu vinha com dois amigos da área de Cabo Frio, aonde tinhamos ido pescar. Nós três estavamos vindo em direção a Arraial quando o barco começou a virar, e eles tiveram que se jogar na água.

 Estava muito escuro e não dava para ver os companheiros, só conseguia ouvir os gritos deles. Foi quando comecei a nadar em direção à Ilha de Cabo Frio para me segurar nas pedras, mas eu estava com um macacão pesado que me arrastava para o mar novamente.

Depois de um tempo, ouvi um barco se aproximar e comecei a pedir socorro. O barco finalmente me resgatou, e seus tripulantes me levaram para o hospital. Os meus dois amigos, Erenildo e Mestre Rui, infelizmente morreram.”

    Dorivaldo dos Santos Paiva

 

Luciano quer a união de todos na pesca

Qual é a importância para os pescadores do curso promovido pelo Projeto Ressurgência?

Luciano Netto: é bom pra conhecer melhor os direitos qua a gente não conhecia. Acho que falta mais capacitação por parte do poder público para os pescadores. O curso está sendo bom, porque aqui vamos receber gratuitamente os equipamentos, que são caros e a gente não tem condições de comprar.

Você acredita que a partir das informações recebidas e da troca de experiências vai mudar alguma coisa?

Luciano Netto: Pode até mudar, mas ainda falta muito a união dos pescadores. Isso porque muitos órgãos que respondem por nós(FIPAC, AREMAC, Côlonia) não fazem nada. Acho que a solução poderia ser uma união de todos esses poderes num só.


Leave a comment

Categories